✂Como iniciar a costura pela primeira vez✂












Corte um pedaço de tecido de teste, para seus primeiros testes de costura, é uma boa ideia usar um algodão de peso médio como um algodão acolchoado, musselina ou tela mais clara.


Coloque o seletor de pontos na configuração de ponto reto,

Para começar, ajuste o comprimento do ponto entre 2 e 3 e a roda de tensão da linha para a tensão média sugerida (na minha máquina, esta é entre 3 e 5 e é indicada por um suporte no mostrador).Resultado de imagem para singer brilliance tensao 3
Para máquinas de seletor:Imagem relacionada




Sente-se em uma cadeira na frente da sua máquina, certifique-se de que a máquina esteja a uma altura confortável para você alcançar. Levante o pé calcador e a agulha e certifique-se de que pelo menos 3 centímetros de extremidades de rosca estão saindo debaixo e atrás do pé.


Agora coloque seu pedaço de tecido sob o pé e abaixe-o.
Resultado de imagem para mulher costurando maquina


Coloque uma mão suavemente em cada lado do tecido e pressione levemente com o pé no pedal até a máquina começar a costurar.





O tecido irá naturalmente se alimentar sob o pé à medida que a máquina , então tudo o que você precisa fazer é guiá-lo levemente na direção certa com as mãos em cada lado do tecido. Como você pode dizer, apertar mais forte no pé torna a máquina  mais rápida, então pratique a velocidade até ficar confortável.
Resultado de imagem para costura reta

Esteja ciente de onde suas mãos estão em relação à agulha. Costurar em uma máquina doméstica é bastante seguro, mas se você pegar sua mão sob a agulha enquanto se move, há uma boa chance de perfurar seu dedo. Acidentes acontecem, então fique atento, cuidado, costurar conscientemente e intencionalmente.


Para parar a costura, pare de pressionar o pedal, e certifique-se de que a agulha é retirada do tecido (se não estiver, gire o volante em sua direção para levantá-lo). Levante o pé calcador e puxe o tecido para fora. O fio deve puxar facilmente da máquina, se parece que está preso, mexa o volante enquanto tira o tecido.






Corte os fios com um cortador  ou use o cortador de  incorporado atrás do pé calcador. Verifique se há pelo menos 10 cm  de fio solto saindo da máquina antes de começar a costurar novamente.






Pratique a costura de algumas linhas de pontos. Preste atenção ao som que sua máquina faz ao costurar. Assim como com um carro, saber como parece ser uma máquina de costura quando está funcionando corretamente, irá ajudá-lo a saber quando algo não está certo. Minha máquina está no lado ruidoso, especialmente nesses vídeos, então não assuma que sua máquina soará igual. Se sua máquina alguma vez for especialmente alta ou parece que está presa ou esticada, pode precisar de alguma atenção.

Ajustando a tensão A maioria usamos no 3





Quando você praticou um pouco, tire o seu tecido e dê uma olhada em seus pontos 


Às vezes, a tensão na linha superior e no fio da bobina precisa ser ajustada para que seus pontos estejam interligados corretamente. Em um ponto corretamente tensionado, o lugar onde os dois fios se encaixem um ao outro será escondido dentro do tecido, e os pontos ficarão assim:







Se a sua tensão estiver desligada, os fios de um lado serão puxados para o outro lado e aparecerão como pequenos pontos entre os pontos mais longos como este:







Os pontos parecidos com isso não são tão fortes como os pontos com tensão adequada porque o fio mais apertado só está sendo executado em linha reta e pode ser puxado com facilidade.


Podemos ver isso claramente aqui porque estamos usando uma cor diferente do fio na bobina e no carretel (o que não é o que você costuma fazer). Se a tensão superior do fio estiver muito solta, veremos pontos azuis na parte inferior do tecido entre os pontos vermelhos. Neste caso, gire o seletor de tensão do fio para um número um pouco maior e tente voltar a costurar até que os pontos pareçam certos.


Se a tensão do fio superior for muito apertada, veremos pontos vermelhos na parte superior do tecido entre os pontos azuis. Nesse caso, gire o seletor de tensão do fio para um número um pouco menor e tente voltar a costurar até que os pontos pareçam certos.







Se girar o disco de tensão um pouco em qualquer direção, não resolve o problema, talvez seja necessário ajustar a tensão no fio da bobina. Para fazer isso, tire a caixa da bobina do serviço de transporte. Se você olhar de perto, você verá um pequeno parafuso de um lado, girando este parafuso, ajusta a tensão do fio da bobina. Girar o parafuso no sentido dos ponteiros do relógio aperta a tensão, girando-a no sentido anti-horário, solta-a. Você geralmente só precisa transformá-lo um pouco.

Resultado de imagem para arrumando a tensao da bobina





Se você está vendo o fio superior que vem através de pequenos pontos na parte inferior do tecido entre os pontos, isso significa que o fio da bobina é muito apertado, então gire o parafuso no sentido anti-horário.


Se você está vendo o fio da bobina chegando ao topo do tecido como pequenos pontos entre os pontos, isso significa que o fio da bobina também está solto, então gire o parafuso no sentido horário.


Volte a colocar a bobina e tente voltar a costurar.

Ajustando o comprimento do ponto





Uma vez que a sua tensão está correta, tente ajustar o comprimento do ponto girando o mostrador do comprimento do ponto e costurando para ver quais pontos de comprimento diferentes se parecem. O comprimento do ponto diferente pode ser bom para diferentes fins. Os pontos mais longos são muitas vezes melhores para o top-stitching que vai ser visível, mas os pontos mais curtos são mais fortes. As costuras costumam ser costuradas em uma configuração de cerca de 2,5, e a costura parece boa em torno de 3.






Coisas para a práticaResultado de imagem para treinando costura reta





Jogue com costura linhas simples, quanto mais você pratica, melhor será.


Tente costurar uma linha paralela à borda do tecido : use a borda do pé ou uma das guias de costura como referência. Ao costurar, fique de olho na borda direita do tecido e não na agulha, isso ajudará você a costurar linhas mais diretas.




Experimente a costura : no início e no final da maioria das linhas de costura, você precisa bloquear seus pontos costurando para trás e para frente. Pratique isso parando no final de uma costura, depois pressionando a alavanca do ponto de trás e o pedal ao mesmo tempo para costurar alguns pontos. Tente se coser exatamente nos pontos que você acabou de fazer para que sua costura pareça arrumada.




Tente mudar a direção do ponto : quando precisar fazer um canto afiado com sua linha de costura, pare de costurar, gire o volante para que a agulha caia no tecido (se ainda não estiver), então eleve o pé calcador e gire o tecido Em torno da agulha para uma nova posição. Largue o calcador e mantenha a costura.









Tente costurar linhas curvas : desenhe um padrão curvo no seu tecido e tente segui-lo com seus pontos. Quando você começa a sair da pista, você pode parar, abaixe sua agulha, eleve seu pé calcador e gire o tecido um pouco, então você está indo na direção certa novamente como estou fazendo neste vídeo. Não se preocupe se o seu parece um pouco bagunçado, isso é difícil, e nós vamos abordá-lo mais tarde.


Treine a coordenação motora pegando os exercícios no link abaixo:



✂Exercícios gratuitos para treinar a costurar reto e em curvas para baixar em pdf ✂
Share on Google Plus

0 comentários :

Dê nos sua opinião