COMO MONTAR PUNHO DE CAMISA SOCIAL

Quer saber como montar punho de camisa social? Aprenda agora neste excelente passo a passo que preparamos para você.

PASSO 1
Com um ferro quente e um gabarito, vinque a carcela para que ela fique com o formato correto para ser costurada na abertura da manga.  Lembre-se de que as carcelas devem ser passadas de maneira que formem um par. Dica: cuidado com a temperatura do ferro, ele deve estar de acordo com o tecido a ser utilizado para que não queime, deforme ou dê brilho ao tecido, danificando a peça.
Carcela e gabarito

PASSO 2
Costure uma barrinha fina, dando acabamento para o lado interno da manga (avesso) e do lado mais estreito, onde se localiza o pique.
Barrinha na abertura da manga.
PASSO3
Agora o terceiro passo de como montar punho de camisa social. Posicione a carcela do outro lado da abertura da manga de forma que a barra da manga e as dobras da carcela estejam alinhadas. Dica: deixe a dobra que ficará no avesso do tecido com 01 mm a mais do que a superior, assim ao costurar ambas as partes você terá maior segurança e a costura não irá para fora da peça.
Posição da carcela na manga
Margem de 1mm a mais na barra interna da carcela
PASSO 4
Costure a lateral da carcela, seu topo e desça alguns centímetros na outra lateral, até ultrapassar o fim da abertura da manga. E então finalize com uma costura perpendicular. Dica: nesta última costura é mais fácil retornar com a costura virando o tecido do que voltar com um retrocesso, isso dá um maior controle e precisão na costura.
Costura da carcela
Avesso da costura da carcela
PASSO 5
Feche as pregas da manga com uma costura simples, apenas para fixá-las.
Fechando as pregas da manga
PASSO 6
Feche a lateral da manga, deixando a costura para o avesso da peça.
Fechamento da lateral da manga
PASSO 7
Na etapa 7 de como montar punho de camisa social, costure uma barrinha de 01 cm em um dos lados do punho. Esta será a parte do punho que ficará no direito da peça.
Barrinha do punho
PASSO 8
Dobre o punho de acordo com os piques que indicam o centro do punho, deixando direito com direito, e costure as laterais do punho.
Fechamento do punho
PASSO 9
Desvire o punho, acomodando todas as pontas dele para que fique e com o formato correto. Se necessário, utilize o ferro para vincar a dobra e deixá-lo perfeito. Dica: com um lápis ou giz de alfaiate você pode desenhar uma linha auxiliar para costurar o punho sobre a manga, tendo a mesma medida da barrinha realizada na etapa anterior.
Punho desvirado
PASSO 10
Posicione a ponta do punho na extremidade da abertura da manga, pela parte interna da peça, e inicie a costura, terminando na outra ponta do punho sobre a outra extremidade da abertura da manga.
Posição do punho sobre a manga
Pregando o punho na manga
PASSO 11
No último passo de como montar punho de camisa social, desvire a manga e posicione o punho externo sobre a manga, de forma que a barrinha cubra a costura realizada na etapa anterior. Agora é só finalizar com uma costura rente à barrinha e pespontar toda a volta do punho.
Finalizando o punho 
SISTEMA AUDACES
Share on Google Plus

0 comentários :

Dê nos sua opinião