AULA DE CORTE E COSTURA 6 -PENCES



A pence para vestuário é uma prega em forma de triângulo que forma um bojo com objetivo de contornar partes do corpo onde se percebe volume e reentrâncias. São utilizadas em roupas colantes e bem estruturadas.
PS: as pences devem ter no máximo 12 cm de profundidade e 3 cm de largura




É muito comum acontecer de o profissional de modelagem inserir pontos ou piques em formato de cruzeta em vez da pence para marcar o molde.


A transferência de pence para vestuário traz ao profissional de modelagem uma possibilidade infinita de criação, trazendo volumes e formas inusitadas, mantendo a estética e a forma do corpo.


Pode parecer simples e é. Mas não é fácil. Você já deve ter se deparado com roupas que achatam o busto apesar de ter folga, certo? O que ocorre nestes casos é a falta do volume correto para o encaixe dos seios e, consequentemente, o desconforto ao vestir. E aí vem a questão. Pence do busto, como fazer a modelagem?

O corpo humano não é plano; é curvo. O corpo feminino é ainda mais curvo do que o masculino e daí vem a necessidade de se projetar na modelagem, o formato adequado. Para isso, existe a pence busto.

Não vamos falar aqui de peças onde ela não existe por ser camuflada em recortes ou até mesmo totalmente camuflada. A base inicial para o corpo feminino adulto sempre terá a pence busto como ponto de partida.
Então, vamos entender de uma vez por todas: pence do busto, como fazer a modelagem?

Passo-a-Passo

Toda modelagem inicia com um retângulo onde colocamos a 4ª parte das medidas horizontais determinando busto, cintura, quadril. Nesta primeira fase estamos criando um molde plano que, apesar de conter as medidas que estamos trabalhando, não está na forma correta do corpo humano.



Transporte de pences: Estudo 1 – Preparando o molde – Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano VIII:







TRANSFERÊNCIA DE PENCE NO MOLDE: PREPARANDO O MOLDE






As pences podem ser definidas como pregas, feitas do lado avesso da peça, com a função de ajustar a roupa ao corpo, proporcionando curvaturas e formas nos pontos necessários. Elas são de extrema importância para garantir um bom caimento à peça, por isso, elaboramos uma sequência de posts para ensinar como manipulá-las e entitulamos como Transferência de pence no molde.
Ao se trabalhar com a manipulação das pences é preciso observar o desenho do modelo e as formas anatômicas do corpo. Quando o modelo é amplo, geralmente as pences não são fechadas, proporcionando folga.

Para estudar como manipular as pences, utilizaremos o molde da frente do corpo básico feminino, devido à sua maior complexibilidade em função do volume do busto. Para fazer a transferência de pence no molde, desenhe o molde e defina oito posições básicas para as manipulações:

1. Pence lateral;

2. Pence lateral na cintura;

3. Pence da cintura;

4. Pence da cintura no Centro da frente;

5. Pence do Centro da frente;

6. Pence do decote;

7. Pence do ombro;

8. Pence da cava;

Dependendo da pence que vai fazer na roupa, observe como ela deve ser posicionada:
A figura abaixo mostra onde são feita as pences. Para saber qual delas usá-las vai depender do modelo de roupa que você irá afazer.




Transferência de pence no molde
Posições básicas das pences (desenvolvido por Cristina Andrioli)








Molde pronto

Além destas posições básicas existem ainda várias outras, mas para iniciarmos o estudo vamos trabalhar com apenas estas.
Ao cortar os moldes de roupas, torna-se conveniente que todas as informações essenciais sejam anotadas no molde, de forma detalhada, facilitando o seu manuseio e garantindo uma boa comunicação entre os profissionais envolvidos na confecção da peça.
É importante que haja piques e perfurações, nas linhas e pontos do busto, cintura e quadril, bem como a indicação do sentido do fio do tecido. Veja na imagem abaixo.





Resultado de imagem para pENCES



Lembre-se de mostrar claramente a posição na qual os moldes de roupas devem ser encaixados sobre o tecido. Informações adicionais como pregas, por exemplo, também devem ser anotadas e escritas de forma clara no centro do molde.


Imagem relacionada



Resultado de imagem para pENCES



Nunca esqueça: o lado dessas informações escritas é o lado direito do molde, da mesma forma quando ele estiver sobre o tecido!

Confira os 7 detalhes principais que nãopodem faltar nos moldes de roupas.

  1. Parte da peça (por exemplo: se é frente, se é manga). 
  2. Posição do fio. 
  3. Tamanho da peça (por exemplo: 40, 50). 
  4. Quantidade a ser cortada de cada parte (por exemplo: Cortar 2x) 
  5. Número de partes que compõem a peça. 
  6. Assinatura. 
  7. Data. 

Tendo esses 7 pontos descritos em seus moldes de roupas, todo o trabalho que vem na sequencia fica fácil e com menos chances de dar algum erro.



Para fazer a transferência de pences no molde costas, você precisa ter a base de corpo.

Transferência de pences molde FRENTE

A pence serve para acomodar o excesso de tecido, para enfeitar o modelo ou transformar em pregas, linhas e franzidos.
Existem varias maneiras de transporte de pences, o comum em todas elas é o termino da linha, no ponto do busto.







Recorte suspensório frente;
Trace uma linha marcando do ombro ao ponto do busto;
recorte a linha;
Feche a pence lateral;
cole papel embaixo do molde.


*Veja que a pence do busto foi transportada para o ombro. recorte as pences como mostra a imagem eliminando-as. separe o molde. Costure.
(clique na imagem para melhor visualização)


Costas
Faça uma linha reta do fim da pence do ombro até o começo da pence vertical. Recorte as pences eliminando-as. Separe o molde. Costure!
Recorte princesa molde costas
Feche a pence do ombro; Trace uma linha curva partindo da cava (defina o lugar conforme seu gosto) até o ponto do busto, depois recorte essa linha. Recorte também a pence; eliminando-a.











Outros estudos de transferência de pence molde costas
















Bibliografia:

HEINRICH, Pletsch Daiane. Modelagem e técnicas de interpretação para confecção industrial. Novo Hamburgo: Feevale, 2007.


FONTES: BRUNA PACHECO/ POLYANA CARLOTA/AUDACES



Curso de Modelagem: Pences


Aula 1 – Curso de Modelagem Básico
Pences são pequenas pregas costuradas para ajustar o tecido às formas do corpo.
Na modelagem para tecido plano é necessário eliminar os excessos  para acomodação da roupa aos volumes e depressões do corpo, dando forma tridimensional à peça.
Elas podem ser disfarçadas em recortes, mas na modelagem, toda roupa precisa, obrigatoriamente, de pences para caimento adequado. Merecem maior cuidado, o busto e a cintura, sendo indispensável sua  utilização  nesses pontos.

Fig. 1 - Método Ioli: Formação de Pence busto
Fig. 2 – Método Ioli: Transferência de Pence Busto formando recortes.
A pence busto é definida pelo tamanho do sutiã e é formada pela diferença entre os comprimentos de corpo frente e  costas. Pode variar de 2 cm para manequim PP, a 6cm para manequim G, ou até ser maior, para silhuetas com maior volume de peito.



Para ver a aula de corte e costura  7 clique aqui
Share on Google Plus

Um comentário :

Dê nos sua opinião