AULA DE CORTE E COSTURA 5 - MANGA COMPRIDA, CURTA SIMPLES, RAGLÃ, MORCEGO, DRAPEADA, JAPONESA , PRINCESA, DUAS FOLHAS E TULIPA

agosto 04, 2016 0 Comments A+ a-

.1- Manga comprida

1°) Trace o comprimento da manga.
2°) Para manga simples, a largura usada é a medida das costas, dividida por 2. 
3°) Com essas medidas, forme um retângulo
4°) Parte superior da manga: marque, no comprimento, 14 cm para adulto.
5°) Divida os 14 cm ao meio
6°) Cava – marque a metade do risco do meio com o esquadro, e ligue da cava até o meio.
7° Complete a cava, centralizando o esquadro sobre a costura, e ligue até o ponto. 8°) Parte das costas – sair 1 cm ao meio, e repetir, a mesma operação, com o esquadro para a parte de cima. E para completar, coloque o esquadro sobre a linha lateral e una, até o ponto, 1 cm.
9°) Punho – coloque a metade da medida do punho na parte de baixo da manga, e una até a cava.
10°) Trace o molde, com o papel dobrado.

Exemplo de tabela de medidas
Manga: 50
Costas: 40 : 2 = 20
Punho: 22 : 2 = 11

Dicas: para deixar a manga mais ampla, basta aumentar a largura da mesma e a altura da cava.

4. 2- Manga curta simples

Escala: (medida deixada para costura)
Cava: 1,5 cm
Lateral: 2 cm
Barra: 1 a 3 cm

É o básico da manga comprida, alterando apenas o punho e o comprimento, da maneira desejada.

Montagem da manga:
1°) A manga é traçada no papel dobrado
2°) Recorte o molde, começando pela lateral e, finalmente, pela cava.
3°) Recorte a cava da frente
4°) Corte a manga com o tecido dobrado, e pelo avesso.

1°) Risque o molde básico da parte da frente da blusa, menos a cava.
2°) Suba 1 cm da cava, e ligue até o decote, dando o comprimento desejado à manga.
3°) Desça 2 cm do decote.
4°) Desça 8 cm na cava, e ligue até aos 2 cm, baixados no decote, com o esquadro.
5º) No punho, suba 2 cm e ligue ao decote, formando a parte das costas.
6°) Marque o punho, contando esses 2 cm.
7°) Com o esquadro, ligue dos 8 cm ao punho.

Exemplo de tabela de medidas
Manga: 50
Punho: 30

Escala
Pessoa encorpada: 8 cm
Pessoa media: 6 cm
Pessoa magra: 4 cm

4.4- Manga morcego

Exemplo de tabela de medidas
Manga: 50
Punho: 30                  

1º) Risque o molde básico da parte da frente da blusa, menos a cava.
2º) Suba 1 cm no ombro, ligue esse ponto ao decote, dando o comprimento desejado à manga.
3º)No punho, suba 2 cm e ligue ao decote, formando a parte das costas.
4°) Marque o punho com a metade da medida, contando os 2 cm.
5°) Com o esquadro, ligue o punho até a cintura.

Obs. se a manga japonesa for curta, aumente o comprimento da mesma no próprio ombro, ligando o punho embaixo, na cava.

Manga drapeada

Manga princesa

4.8- Manga duas folhas (para casaco e blazer)

Parte de cima:

1°) Marque a linha do comprimento da manga
2°) Para a linha da largura, usa-se a metade da medida das costas. (ver exemplo na tabela)
3°) Forme o retângulo
4°) Marque os 14 cm da parte superior da manga
5°) Marque 6 cm da linha da largura para baixo, traçando uma linha paralela à linha dos 14 cm
6°) Na linha do comprimento, marque a medida do cotovelo
7°) Marque, na linha da largura 6 cm, partindo da linha do comprimento. 8°) Com o esquadro, forme a cava, ligando de 6 cm em 6 cm, e em seguida, aos 14 cm, formando a cava.
9°) Do lado do comprimento, entre 3 cm no punho, e ligue até a linha do cotovelo,  10°) Do outro lado, entre 3 cm no punho e na linha do cotovelo, ligando os pontos até os 14 cm.
11°) Com exceção das medidas do comprimento e da largura da manga, todas as curvas são fixas, para adultos.

Parte de baixo:

1°) Trace, dentro do molde, da parte de cima.
2°) Entre 6 cm na linha do meio da parte superior, e faça a cava com a parte de fora do esquadro, ligando até os 14 cm.
3°) No punho do lado do comprimento, entre 5 cm após os 3 cm. Entre 3 cm, também na linha do cotovelo, ligando os pontos até os 6 cm.
4°) No punho do lado de dentro, suba 1 cm, fazendo a correção da linha reta.

Exemplo de tabela de medidas
Manga: 50
Costas: 40 : 2 = 20
Cotovelo : 30

Escala:
Encorpada: 4 a 6 cm
Média: 2 cm
Magra: medida exata

Obs. Tal manga é usada para casaco, paletó, blazer, pijama, etc.

Por Bruna Marques de Oliveira
Professora universitária, educadora e técnica em modelagem
Para fazer a modelagem de uma manga tulipa, conforme o diagrama básico coloque sobre outro papel e copie a manga (comprimento total da manga 30 cm).
Trace uma linha perpendicular no centro e uma horizontal na linha da cava (linhas auxiliares).
Sugestão para o transpasse da peça: ache o meio da linha de 15 cm, essa será a marcação para fazer o desenho da modelagem de manga tulipa.

Desenhe uma linha curva (com o auxilio da curva francesa).
Repita o mesmo procedimento no outro lado.
Acrescente margem de costura, marque o pique da frente da manga.
Feito isso, você tem uma modelagem de manga tulipa pronta em poucos passos. Viu como pode ser fácil?! Fonte tulipa: Audaces

Referência bibliográfica
SAGGASE, Sylvia; DUARTE, Sonia. Modelagem Industrial Brasileira. 2 ed. Rio de janeiro, 2002.
Para ver a aula de corte e costura 6 clique aqui

Há uma grande diferença entre o que as pessoas falam e aquilo que elas realmente fazem. Sou  uma otimista incorrigível.  E a frase que melhor me define é o que meu esposo sempre diz de mim: "Para você tudo é fácil enquanto para  os outros tudo é difícil."
É isso...O impossível é apenas uma questão de opinião.#Ficaadica