AULA DE CORTE E COSTURA 3 - BLUSA BÁSICA, TRANSPASSADA, DRAPEADA, ENVIESADA E CAVADA

agosto 04, 2016 6 Comments A+ a-

3.1- Molde básico da blusa

Este molde é muito importante, pois, a partir dele, você criará novas blusas

.1°) Trace o comprimento do corpo

2°) Divida a medida das costas por 2.

3°) Para o decote, usa-se a medida das costas dividida por 3. Marque o resultado na linha das costas e na linha do comprimento, ligando os pontos com o esquadro. 4°) Altura do busto: usamos a metade das costas + 3 cm, marcada na linha das costas para baixo.

5°) Busto: usamos a quarta parte da medida, mais 2 cm para frente, marcando na altura do busto.

6°) Caída do ombro – desça 4 cm na linha das costas, ligando até o decote, formando o ombro.

7°) Da caída do ombro à linha do busto, marque o meio e entre 1 cm (para formar a cava).

8°) No esquadro, onde se lê cava da frente, ligue os pontos.

9°) Divida a medida da cintura por 4. Se tiver pence, acrescente + 2 cm para ela.

10°) Ligue a linha do busto até a linha da cintura.

11°) Pence na cintura - divida a medida de um seio por 2, marcando o resultado de dentro para fora, e 1cm para cada lado.

12°) Meça a altura da pence, a partir de 2 cm abaixo do mamilo, até a cintura.

13°) Pence do busto, desça 3 cm da lateral e faça a correção.

14°) Desça 6 cm na cava. Em seguida, +3.

15°) Marque a altura do seio, ligando até o ponto onde coincide a metade da medida de um seio ao outro.

16°) Ligue dos 6 cm ao ponto, e 3 cm ao mesmo ponto, formando a pence.

Exemplo de tabelas de medidas

Corpo: 45

Costas: 36: 2 = 18: 3 = 6

Busto: 80: 4=20 + 2 = 22

Cintura: 60: 4= 15 + 2 = 17

Medida de um seio ao outro:18: 2 = 9

Altura do seio: 24

Costa
1°) No decote para golas e golinhas altas, usa-se a medida das costas, dividida por 2, e em seguida, por 3. Marque 2 cm na linha das costas e na linha do comprimento.

2°) Busto - usa-se a quarta parte da medida.

3°) A cava é marcada na linha da altura do busto, com o esquadro.

4°) O traçado básico é o mesmo da frente, adaptando os itens anteriores.

3.2- Blusa transpassada I (ou vestido)

1°) Risque o molde básico da blusa.

2°) Deixe para o transpasse, a metade da medida de um seio ao outro.

3°) Una o traçado na linha do ombro, na cintura e na barra.

4°) Marque a medida do decote no transpasse, e ligue com o esquadro.

3.3- Blusa transpassada II (ou vestido)

1°) Trace o molde básico da blusa.

2°) Aumente a quarta parte da cintura, para fazer o transpasse.

3°) Complete a linha da cintura.

4°) Desça no ombro 2 cm.

5°) Com o esquadro, ligue do ombro até a linha da cintura.

3.4- Blusa drapeada no ombro

Obs.: sempre que fizer drapeado, use tecidos leves.

Risque o molde básico da blusa, usando o decote desejado (aprenda a fazer decote, na unidade 6).

1°) Abra 2 cm no decote. Depois, de 2 em 2 cm, abra no traçado do ombro.

2°) Trace do ombro, ao lado oposto da cintura.

3°) Com o tecido e molde aberto, marque as pregas e o comprimento das mesmas.

4°) Tire o molde e forme as pregas, terminando na cintura. Prenda-as, com alfinetes.

5°) Dobre o tecido ao meio, e também o molde. Coloque-o sobre o tecido, feche os recortes e corte.

3. 5- Blusa com drapeado enviesado

1°) Risque o molde básico da blusa.

2°) Dobre o tecido em sentido enviesado. Coloque, sobre ele, o molde, conforme a figura.

3°) No decote, na linha do ombro, marque 2 cm . Dê um pique na costura para dobrar a ponta para dentro, formando assim, o drapê.

4°) Na dobra do tecido, deixe uma margem de 3 cm.

5°) No sentido do comprimento, de 5 cm a partir dos 3 cm, como mostra a figura.

6°) Una dos 5 cm, até a lateral da blusa.

1°) Risque o básico da blusa, usando o decote desejado.

2°) Abra 2 cm no decote. Depois, de 2 em 2 cm, no traçado do ombro.

3°) Meça, da parte mais alta do pescoço, a altura desejada, para o drapê.

4°) Trace dos 2 cm até a altura do drapê, quantos 2 cm houver.

5°) Abra as pregas do molde (nas linhas tracejadas), dando a abertura desejada sobre o tecido dobrado.

6°) Com o giz de alfaiate, marque todas as pregas e a altura do drapê, sobre o tecido.

7°) Tire o molde do tecido, faça as pregas de 2 em 2 cm, terminando na altura do drapê.

8°) Trabalhe com o tecido aberto, para formar as pregas.

9°) Já com as pregas presas, dobre novamente o tecido, recolocando o molde sobre o tecido, para que seja recortado.

Obs. o drapeado pode ser em pregas ou franzido. Para o drapê, use tecidos leves.

Para ver a aula de costura 4 clique aqui

Há uma grande diferença entre o que as pessoas falam e aquilo que elas realmente fazem. Sou  uma otimista incorrigível.  E a frase que melhor me define é o que meu esposo sempre diz de mim: "Para você tudo é fácil enquanto para  os outros tudo é difícil."
É isso...O impossível é apenas uma questão de opinião.#Ficaadica

6 comentários

Write comentários
9:22:00 AM delete

Elis, então a altura da cava é a metade do costado mais 2 cm? Adorando suas aulas. Tem me levado a raciocinar. Bjs

Reply
avatar
9:25:00 AM delete

Elis, então a altura da cava é a metade do costado mais 2 cm? Adorando suas aulas. Tem me levado a raciocinar. Bjs

Reply
avatar
Elis Caleone
AUTHOR
3:51:00 PM delete

Isso mesmo Maria Roseli.Parabéns pela iniciativa em aprender.Fico feliz que está te ajudando.Esse é o objetivo.

Reply
avatar
10:47:00 AM delete

Elis, qtos cm desço na queda de ombro da frente? Nas costas entendi q são 4 cm. Desde já obrigada. Ma Roseli

Reply
avatar
10:47:00 AM delete

Elis, qtos cm desço na queda de ombro da frente? Nas costas entendi q são 4 cm. Desde já obrigada. Ma Roseli

Reply
avatar
Elis Caleone
AUTHOR
2:15:00 PM delete

Pode descer os 4 cm também.Qualquer dúvida é só perguntar.

Reply
avatar