AULA DE CORTE E COSTURA 10 CALÇAS FEMININO E MASCULINO , BERMUDAS , CAMISAS , PIJAMAS E MODELAGEM MASCULINA

agosto 06, 2016 0 Comments A+ a-

Calças e bermudas

Veja como tirar medidas exatas para confeccionar calças e bermudas, masculinas e femininas.

8. 1- Como tirar as medidas para calça e bermudas

1° Coloque a fita na cintura, e tire a medida normal.
2° Coloque as mãos na cintura, para marcá-la.
3° Coloque a fita na cintura, sobre a lateral, dando o comprimento desejado. 4° Joelho – com a perna, um pouquinho, dobrada, meça da cintura até o meio do joelho.
5° Quadril – a medida normal, não muito justa (se tiver barriga saliente, erga a fita até a altura).
6° Gancho - a pessoa deve estar sentada, com o corpo reto. Coloque a fita na cintura e desça até o assento, para encontrar a medida certa.

Exemplo de tabela de medidas
1-    Cintura: 60
2-    Quadril: 88
3-    Joelho: 50
4-    Comprimento calça: 90
5-    Gancho:25

8.2- Calça feminina

1° Risque o comprimento da calça.
2° Marque, na linha do comprimento, a altura do gancho e a altura do joelho. 3° Marque a quarta parte do quadril, na cintura, no gancho, no joelho e na barra, formando um retângulo.
4°Cintura – quarta parte da medida. Se tiver pence, acrescente 2 cm. Com preguinha, 6 cm ou mais (dependendo da largura da prega).
5° Marque a cintura e ligue até a altura do gancho, formando o contorno do quadril.
6° As preguinhas devem ter distância de 6 a 8 cm do zíper.
7° Gancho da frente – quarta parte do quadril dividida por 4 (menos 2 cm), a partir da linha do gancho, ligando reto com a barra.
8° Suba 8 cm para colocação do esquadro, e forme o gancho.
9° Entre 2 cm na barra e na linha do joelho, do lado de fora, ligando um pouquinho acima do gancho.
10° Para o zíper, saem 5 cm na cintura e no ponto dos 8 cm (referentes ao gancho). Ligue os pontos.

Obs.: Se quiser a calça mais apertada na barra, entre dos dois lados a medida desejada, usando a medida igual sobre a lateral, e entre pernas.

Parte das costas:

1° Risque o comprimento da calça.
2° Marque, na linha do comprimento a altura do gancho e a altura do joelho. 3° Largura – quarta parte do quadril, marcada na cintura, no gancho, no joelho e na barra, formando um retângulo.
4° Gancho – para pessoas magras, quarta parte do quadril dividida por 2, menos 2 cm. Para pessoas encorpadas use medida exata.
5° Aumente 2 cm no joelho e 2 cm na barra, ligando com a parte de fora do esquadro, do joelho ao gancho.
6° Para completar o gancho, entre 2 cm na cintura e suba 3 cm. Una dos 3 cm até a ponta do gancho, com a parte de fora do esquadro.
7° Cintura – quarta parte da medida, mais 2 cm, com pence. Ligue dos 3 cm até a linha da cintura. Partindo daí, forme o quadril.
8° Pence – ache o meio da cintura; dê 1 cm para cada lado. A altura da pence é de 8 cm.
9° Lateral – entre 2 cm na barra e 2 cm no joelho, ligando um pouquinho acima da linha do gancho.
10° Se quiser a barra apertada, entre a mesma medida que entrou na parte da frente.

Exemplo de tabela de medidas

Calça: 90
Gancho: 25
Joelho: 50
Quadril: 88: 4 = 22
Gancho para mulher: 22: 4 = 5,5 – 2 = 3,5
Cintura: 60: 4 = 15
Com pence: 15 + 2 = 17
Com preguinhas: 15 + 5 = 20

- Calça masculina

Parte da frente:
1° Trace o comprimento da calça
2° Marque, na linha do comprimento, a altura do gancho e a altura do joelho. 3° Marque a quarta parte do quadril na cintura, no gancho, no joelho e na barra, formando um retângulo.
4° Cintura- quarta parte da medida. Com pence, acrescente 2 cm. Com preguinhas, 5 cm ou mais.
5° Marque a cintura e ligue até a altura do gancho, formando o contorno do quadril.
6° As preguinhas devem estar de 6 a 8 cm do zíper.
7° Gancho da frente – quarta parte do quadril dividida por 4. A partir da linha do gancho, ligue reto com a barra.
8° Suba 8 cm para colocação do esquadro, e forme o gancho.
9° Entre 2 cm na barra e na linha do joelho do lado de fora, ligando um pouquinho a cima do gancho.
10° Para o zíper, saem 5 cm na cintura e nos 8 cm, ligando os pontos. 

Exemplo de tabela de medidas
Calça: 90
Gancho: 25
Joelho: 50
Quadril: 88: 4 = 22
Cintura: 60: 4 = 15

Parte das costas:
1° Trace o comprimento da calça.
2° Marque, na linha do comprimento a altura do gancho e a altura do joelho. 3° Largura – quarta parte do quadril, marcada na cintura, no gancho, no joelho e na barra, formando um retângulo.
4° Gancho – quarta parte do quadril, dividida por 2, para homens.
5° Aumente 2 cm no joelho e 2 cm na barra, ligando com a parte de fora do esquadro, do joelho ao gancho.
6° Para completar o gancho, entre 2 cm na cintura e suba 3 cm. Ligue dos 3 cm até a ponta do gancho, com a parte de fora do esquadro.
7° Cintura- é a quarta parte da medida (com pence, acrescente 2 cm). Ligue dos 3 cm até a linha da cintura. Partindo daí, forme o quadril.
8° Pence- marque o meio da cintura; altura 8 cm.
9° Na barra lateral e no joelho, entre 2 cm, ligando um pouquinho acima da linha do gancho.
10° Se quiser a barra apertada, entre a mesma medida que entrou na parte da frente.

 – Moldes masculinos

Veja como traçar e confeccionar roupas masculinas, como camisa e pijamas. 

Parte da frente:

1° Risque o comprimento da camisa.
2° Risque a metade da medida das costas.
3° Decote – a metade da medida das costas, dividida por 3, marcada na linha das costas e na linha do comprimento, ligando com o esquadro.
4° Altura do tórax – a medida das costas dividida por 2 mais 3 cm.
5° Tórax: quarta parte da medida.
6° Forme o retângulo.
7° Caída de ombro - 4 cm, e entre 1 cm no meio. Ligue os pontos com o esquadro, formando a cava.
8° Faça o transpasse de 2 cm
9° Quando quiser a camisa acinturada, marque o meio da lateral, entre 1,5 cm, unindo até a cava e até a barra.
10° Avanço: desça 3 cm no decote e na cava, unindo para que a costura chegue para frente, e jogue esses 3 cm na parte das costas.

Exemplo de tabela de medidas
Camisa: 60
Costas: 40: 2 = 20: 3 = 6,5
Tórax: 100: 4 = 25

Parte das costas:

1° Risque o comprimento da camisa, mais 3 cm que foram tirados na frente. 2° Decote – a metade da medida das costas, dividida por 3. Assinale na linha das costas. Na linha do comprimento, desça 2 cm e acrescente 3 cm.
3° Altura do tórax - metade da medida das costas, mais 3 cm. Acrescente 3 cm.
4° Tórax – quarta parte da medida.
5° Caída de ombro – 4 cm.
6° Com o esquadro, faça a cava, ligando os 4 cm à linha do tórax.
7° Acinturada – marque o meio da lateral, entre 1,5 cm, ligando a cava e a barra.
8° Se quiser arredondada, faça com o esquadro nas 2 partes (frente e costa).

9.2- Manga da camisa

1° Marque o comprimento da manga.
2° Largura – metade da medida das costas.
3° Altura da manga – 14 cm. A parte superior dividida ao meio, fazendo um traço paralelo ao de 14 cm. Ache a metade, mais 1 cm da linha, e risque a cava.

Obs.: a manga da camisa tem apenas uma cava.

4° Tire 6 cm no comprimento para o punho, e marque a metade da medida do punho.
5° Para as preguinhas, deixe após o punho 2 cm, e ligue a cava.
6° Abertura da manga – a partir da lateral, entre 4 cm e trace, para cima, 12 cm.

Tabela de medidas
Manga: 60
Costas: 40 : 2 = 20
Punho: 20: 2 = 10

9. 3- Colarinho da camisa

1° Risque a metade da medida do colarinho
2° Faça um retângulo com a metade da medida do colarinho, e com a largura da gola.
3° Marque 2 cm na extremidade da largura, e com o esquadro, trace uma curva dos 2 cm até a outra extremidade da largura.
4° Na mesma linha da largura, onde foram marcados os 2 cm, desça 2 cm a partir da extremidade inferior.
5° Na linha referente à metade da medida do colarinho, entre 6 cm da direita para a esquerda.
6° Marque 1 cm (de baixo para cima) na linha (à direita) da largura da gola.
7° Na linha inferior, referente à metade da medida do colarinho, acrescente 2 cm.
8° Ligue, com o esquadro, a partir do ponto dos 6 cm, passando pelo 1 cm da linha da largura da gola, até chegar aos 2 cm acrescentados do item anterior (do 1 cm até 2 cm, a linha é curva.)
9° Com o esquadro, ligue dos 2 cm (acrescentados à linha da largura da gola), até os 2 cm (acrescentados à linha da metade do colarinho), mantendo sempre a distancia de 2 cm entre a linha e a nova linha traçada.

PIJAMAS

1° Faça o molde básico da camisa; porém, aumente 2 cm na parte da frente, e dê um transpasse de 4 cm.
2° Faça o molde básico das costas da camisa, usando a medida correta, sem o aumento.
3° Na linha central das costas, deixe uma margem de 3 cm para ser feita uma prega, na parte das costas.

9.5- Gola esporte

1° Faça a gola esporte com a metade da medida do colarinho, e largura desejada.  Com essas medidas, faça um retângulo, subindo 1 cm na parte de baixo, colocando o esquadro e fazendo uma curva.
2° Na linha central da parte das costas, desça 1 cm, colocando o esquadro e fazendo uma curva
3° A ponta da gola pode se arredondada.

Obs.:a manga deve ser de duas folhas (reveja tópico 8 unidade 4)

Para ver a aula de corte e costura 11 clique aqui

Há uma grande diferença entre o que as pessoas falam e aquilo que elas realmente fazem. Sou  uma otimista incorrigível.  E a frase que melhor me define é o que meu esposo sempre diz de mim: "Para você tudo é fácil enquanto para  os outros tudo é difícil."
É isso...O impossível é apenas uma questão de opinião.#Ficaadica