10 TRUQUES E DICAS DE COSTURA QUE VOCÊ DEVE SABER

Veja essas sensacionais dicas para deixar a sua costura mais rápida e mais divertida! Essas dicas são do site Artesanato Total
1) Faça bainhas de maneira simples
Truques-Dicas-de-Costura-que-Voce-Deveria-Saber
Que tal você mesma produzir um molde para as suas bainhas? Assim ficará mais fácil fazê-las, uma vez que você poderá ter várias marcações diferentes para cada tamanho de bainha que deseja aplicar em seus projetos. Basta você usar um papel mais grosso e com a ajuda de uma régua comum traçar linhas com as medidas das bainhas que mais usa. Depois, é só posicionar o tecido e com um ferro quente fazer a dobra do tamanho que quiser, assim como é mostrado na imagem acima.
2) Pregue Botões com a Máquina de Costura
Truques-Dicas-de-Costura-que-Voce-Deveria-Saber2
Os botões são um ótimo acabamento para essenciais para qualquer peça, mesmo que sejam apenas decorativos. No entanto, costurá-lo à mão pode ser um processo trabalhoso e muito tedioso, o que pode dificultar a sua aplicação da maneira correta.
Você sabia que existe um método muito simples de pregar botões com a sua máquina de costura? Eles irão ficar muito mais seguros, alinhados e você poderá usar a mesma configuração da máquina para pregar vários botões do mesmo tamanho.
3) O Segredo para passar a linha na agulha com facilidade
Truques-Dicas-de-Costura-que-Voce-Deveria-Saber3
Se você está tendo dificuldades para passar a linha na cabeça da agulha, aqui vai uma dica muito simples que irá fazer toda a diferença. Experimente usar um pouco de spray de cabelo na ponta da linha. Assim, ela ficará mais firme e você conseguirá passá-la por dentro da cabeça da agulha se nenhum problema. E o melhor, essa dica funciona para qualquer tipo e espessura de linha.
4) Costure com Carretéis Maiores
Truques-Dicas-de-Costura-que-Voce-Deveria-Saber4
Ao invés de usar sempre carretéis pequenos e ter de parar a sua produção diversas vezes para trocá-los, costure com cones de overloque. E se ele ficar muito grande no pino, a nossa dica é usar uma xícara ou caneca para armazená-lo. Posicione a caneca com o cone na sua área de trabalho, logo abaixo do pino e prenda a ponta da linha normalmente à máquina de costura. O cone formará um ângulo perfeito de 90° graus e a linha se desenrolará normalmente à medida que você for trabalhando.
5) Margem da Costura Perfeita
Truques-Dicas-de-Costura-que-Voce-Deveria-Saber5
A costura perfeita exige deixar alguns centímetros de sobra no tecido como margem de segurança ao costurarmos. Alguns moldes de costura já vêm com este recuo demarcado. Caso contrário, você poderá fazer uma margem no tecido ao traçar o molde. Para isso, junte dois lápis com um elástico ou fita adesiva e risque o tecido. A linha exterior traçada pelo lápis será a sua margem de costura perfeita, e você fará o risco somente uma vez, sem precisar tirar medidas.
6) Elásticos como Guias de Costura
Truques-Dicas-de-Costura-que-Voce-Deveria-Saber6
Uma outra dica sensacional é colocar elásticos na base da sua máquina para não perder de vista os limites da costura, sem precisar riscar o tecido. Assim você irá costurar exatamente a largura que deseja sem deixar que o tecido se mova. Dessa forma, para aumentar e diminuir os limites da costura basta movimentar os elásticos pela base da máquina.
7) Para não perder os Carretéis
Truques-Dicas-de-Costura-que-Voce-Deveria-Saber7
Esta é uma dica de organização! Reaproveite aqueles separadores de dedos emborrachados usados pela manicure para armazenar todos os seus carretéis. Assim, eles não ficarão jogados pela sua área de trabalho e você sempre saberá onde eles estão.
8) Almofada com Palha de Aço
Truques-Dicas-de-Costura-que-Voce-Deveria-Saber8
 nossa última dica é de ouro! Ao produzir uma almofadinha para espetar agulhas e alfinetes, opte por usar como enchimento a palha de aço. Assim as suas agulhas e alfinetes ficarão sempre afiados.
9) Como costurar um zíper facilmente
Truques-Dicas-de-Costura-que-Voce-Deveria-Saber9
Para costurar um zíper é preciso um pouco de prática, o que pode ser um motivo de medo para muitas costureiras iniciantes. Várias optam por utilizar alternativas em seus projetos, como botões, colchetes e até mesmo o velcro. Mas, dependendo da situação, um zíper é o único acabamento que terá o resultado desejado. Uma maneira muito fácil de costurar um zíper é unir as duas partes do tecido com uma costura linear simples, depois costurar o zíper entre ela. Feito isso, corte e abra a costura para descobrir o zíper logo abaixo.
10) Costure um tecido felpudo facilmente
Truques-Dicas-de-Costura-que-Voce-Deveria-Saber10
Para costurar tecidos felpudos como o veludo, plush, microfibra e outros, a melhor dica é colocar sacola plástica sobre o tecido e iniciar a costura na máquina. Você vai ver como a agulha irá deslizar e o processo será muito mais rápido.
Créditos:  Artesanato Total
Share on Google Plus

3 comentários :

  1. Nossa, adorei estas dicas ! Muito bom mesmo.
    Obrigada por partilhar.

    Bj.

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas! Foi um achado muito bom seu blog. Parabéns pelo trabalho. :)