Vamos fazer uma bolsa de matrioshkas ?

janeiro 21, 2014 0 Comments A+ a-

molde de bolsa de tecido
A bolsa é bem simples, fácil de fazer e ideal para quem está começando no mundo da costura. O principal é usar um tecido encorpado, que dê sustentação e seja bom de costurar, como este japonês de matrioshkas que eu usei. O liso é vintage, herança de família. E ficou ótimo junto, porque tem a mesma textura e espessura do novo.
costura molde de bolsa
A partir do molde acima, cortei duas vezes a parte arredondada no tecido de matrioshkas. Com o tecido liso, cortei quatro vezes a outra parte do molde. Para as alças, cortei dois pedaços de tecido liso com 9x65cm. Primeiro, com a ajuda de alfinetes, marquei quatro pregas no tecido de matrioshkas. A primeira a 12cm da borda e a segunda a 5,5cm da primeira – repeti o processo a partir da outra borda do mesmo pedaço de tecido e, em seguida, marquei da mesma forma no outro pedaço da bolsa.
costura - molde de bolsa
Alinhavei a borda superior, para garantir que as pregas vão ficar no lugar certo. As pregas da esquerda são dobradas para o centro do tecido da esquerda para a direita e as da direita são dobradas da direita para a esquerda, de modo que todas fiquem voltadas para o centro da bolsa.
costura- molde de bolsa
Por sugestão da minha mãe, fiz o forro com o mesmo tecido liso que usei nas outras partes da bolsa, para que ela ficasse com mais estruturada e firme. O forro deve ficar exatamente do mesmo tamanho da bolsa já com as pregas. A melhor maneira de fazer isso é colocar a parte de baixo da bolsa, já com as duas partes costuradas uma na outra, em cima do tecido, riscar com giz e cortar dois pedaços iguais. Costure as duas partes do molde uma na outra, pela parte arredondada.
costura - molde de bolsa
A parte de cima da bolsa é feita a partir de quatro pedaços de tecido. É importante que eles sejam exatamente iguais, para que a costura fique perfeita. Pelo avesso, costurei duas partes uma na outra, deixando apenas a base aberta – é a base reta que será encaixada na bolsa. Desvirei e repeti com as duas outras partes. Fiz dois pequenos cortes na parte de dentro e encaixei o ímã, que fecha a bolsa. Fiz o mesmo com a outra parte. Alinhavei cada uma das partes superiores na bolsa, costurei pelo avesso a parte de fora e depois por dentro. Em seguida, pespontei toda a parte superior, para dar firmeza.
costura molde de bolsa - alça
Para unir a bolsa nas alças, usei pequenas argolas de madeira que já tinha em casa. Primeiro, enfiei a argola na parte mais fina do tecido liso, dobrei e costurei para trás. Reforcei a costura, por segurança. Repeti isso com as outras três argolas. Em seguida, costurei as alças pelo avesso, desvirei, dobrei as pontas para dentro, enfiei numa das argolas, dobrei novamente e costurei, reforçando. A outra ponta desta alça eu costurei na outra argola do mesmo lado da bolsa, do mesmo modo. Depois refiz no outro lado da bolsa.
costura - molde de bolsa - alça
Arrematei e tirei todos os alinhavos e minha bolsa estava pronta. Simples, fácil e bonita.
costura - molde bolsa
Por dentro ela ficou como na foto acima, toda da mesma cor, só com o ímã aparecendo.
costura - molde de bolsa
E as alças ficaram assim, como no detalhe acima.
costura - molde de bolsa de tecido
Créditos: Banana Craft




Há uma grande diferença entre o que as pessoas falam e aquilo que elas realmente fazem. Sou  uma otimista incorrigível.  E a frase que melhor me define é o que meu esposo sempre diz de mim: "Para você tudo é fácil enquanto para  os outros tudo é difícil."
É isso...O impossível é apenas uma questão de opinião.#Ficaadica

Dê nos sua opinião