Dicas básicas de acabamento para iniciantes da costura

maio 05, 2013 8 Comments A+ a-

Separei umas dicas que julgo importantes para sua costura ficar bonita, mesmo você sendo iniciante. Não importa o que está costurando, pode ser que esteja apenas pregando botão, se fizer com capricho, com certeza ficará melhor.Não tenha pressa para terminar , faça com calma que  conseguirá resultados cada vez melhores.
Vamos lá  , meninos e meninas?

 Importância de Marcar o tecido
por Cissa

"Sei que na ânsia de costurar muitas vezes queremos sentar na máquina e ir fundo, mas marcar os tecidos com giz ou lápis B6 e depois passar e vincar as marcas nos ajuda muito. Sempre que vou costurar corto o tecido com sobra de 1cm nas laterais, e nessas marcas faço o vínco. Assim quando vou para a máquina fica muito mais fácil alinhar e fazer uma costura reta. Uso um pauzinho para vincar.

Molhar e passar os tecidos antes de costurar
por Valérie
"Porque molhar tecidos:
- primeiro porque alguns encolhem e não é pouco. Geralmente encolhem meio a um cm, mas minha mãe tem uma toalha de mesa que encolheu mais de 10cm!
- segundo, porque tem goma e poeira. Mesmo que o lugar esteja limpinho.
- terceiro, porque alguns tecidos, mesmo os melhores podem soltar tinta. Não estou com sorte com um lote de poás aqui na minha cidade e sempre solta um pouco de tinta.

Como molhar os tecidos:

Eu faço assim: tenho algumas vasilhas quadradas (destas saladeiras com tampa) não muito grandes. Separo os tecidos por cor e aqueles mais fortes eu ponho em uma vasilha sozinho.

Importante: NÃO DESDOBRE O TECIDO! coloque dobradinho para não amassar. Quanto menos amassar melhor para vc.

Deixo neste molho por umas 6 horas ou de um dia para outro. Depois enxaguo SEM DESDOBRAR, em água corrente e espremo para tirar o execesso. Os tecidos que soltam tinta, enxaguo até parar de sair tinta e volto para um molho de água com um punhado de sal. Ajuda a fixar a cor.

Tenho pouco espaço então centrifugo os meus paninhos. Arrumo todos DOBRADOS na máquina e ligo na centrifugação.

Para estender vc desdobra, mas coloque com cuidado no varal para nao amassar. Depois é só passar para tirar marcas de prendedores e amassadinhos."

Costura e os pontos

As costuras são constituídas de pontos que são o ciclo de entrelaçamento da linha no tecido através da agulha e outros elementos que formam a laçada.

O tipo de ponto é a repetição do ponto em intervalos regulares.
Entretanto, os pontos são utilizados não somente para unir partes pela costura, mas também para bordar, chulear (acabar bordas de um tecido), casear, pregar botões, etc.
Os diversos tipos de pontos de costura são divididos em classes que obedecem a um critério criado para padronizar a nomenclatura utilizada na indústria.

Como fazer Chuleado

O chuleado é uma costura ziguezague feita na beirada do tecido para dar o acabamento e evitar que desfie.
Para fazer um chuleado em maquina de costura, siga os passos abaixo:
1. Utilize a sapatilha de uso geral.
2. Selecione a largura do ziguezague no seletor de largura (se estiver costurando com agulha dupla, não ultrapasse a marca indicada no painel).
3. Escolha o comprimento do ponto, sugerimos iniciar com a posição 2,5 ou 3.
4. Ajuste a tensão, conforme o tecido e a linha.
5. Posicione o tecido na máquina de forma que sua borda coincida com a ranhura central da sapatilha.
6. Costure, segurando o tecido para mantê-lo no lugar certo.
Dica:   Para um melhor resultado em costura à máquina utilize sempre a mesma linha no carrinho e no enchimento da canela.
Só deve utilizar linhas diferentes se quiser usar uma linha de bordar e quiser obter um resultado decorativo.

Como fazer um Franzido

Para franzir o tecido(1):
o procedimento é muito semelhante à costura reta, com apenas alguns detalhes a observar.
1. Selecione o comprimento de ponto máximo (o seletor deve ser posicionado no número 5).
2. Coloque o seletor de largura do ponto em costura reta.
3. Levante o pé calcador e coloque o tecido na máquina, paralelo às ranhuras da chapa da agulha.
4. Inicie a primeira costura reta, sem fazer os arremates no início e no final da costura.
5. Levante o pé calcador, gire o tecido, sem cortar, e faça a segunda costura reta, paralela á primeira.
6. Levante o pé calcador, puxe a linha uns 10 cm, corte o fio e retire o tecido.
7. Segure o tecido e, delicadamente, puxe as duas linhas inferiores, franzindo o tecido.
Franzir um tecido (2):
Para fazer um franzido num tecido de forma rápida e eficaz, faça um zig zag sobre uma linha grossa e resistente (Coats Creative, por exemplo).
Puxe as pontas para franzir.
Pregar botões é a coisa mais simples do mundo: basta seguir as dicas .

Material

  • Botões
  • Agulha
  • Linha da cor da roupa
  • Peça de roupa

Modo de Fazer

Marque bem o lugar onde ficará o botão
Estenda a roupa sobre uma mesa ou algum outro lugar cômodo, de modo que a(s) casas coincidam exatamente sobre os lugares onde os botões serão pregados.
Se precisar, prenda com alfinetes em volta. Use um lápis para marcar dentro da casa (bem no centro) onde vai pregar o botão.
Atenção: se a roupa for uma camisa ou outra peça que tenha uma fileira de botões, é preciso marcar bem antes para que eles fiquem numa perfeita linha reta.

Como inserir a linha na agulha de costura

Corte pelo menos uns 45 cm de linha e enfie na agulha.
 Para quem tem dificuldades de enfiar linha pelo buraco de uma agulha, existe um pequeno disposito que vem com os pacotes de agulha vendidos nos armarinhos.
É o passador de linha.
Basta passar o fio pela argola de arame e depois enfiar esta na agulha.
Faça um nó na extremidade da linha de costura
Puxe a linha até que as duas pontas coincidam. Enrole as duas pontas no dedo indicador pelo menos três vezes, de modo a formar um anel fino.
Com o polegar, empurre esse anel até a ponta do indicador, fazendo a linha enrolar.

Puxe o anel de linha, até ele formar o nó.
 Como costurar o botão de 4 furos
Enfie a agulha atrás do ponto onde vai costurar o botão (se tiver dificuldade, atravesse um alfinete antes nesse ponto). Passe o botão pela agulha e pela linha e posicione-o bem sobre o ponto onde marcou.
Como este botão é de quatro buracos, vamos posicioná-lo de modo que dois dos furos formem uma linha vertical e os outros dois uma linha horizontal.

Vamos começar pelos buracos da vertical.
Passe a agulha por um furo, depois pelo outro pra prender o botão no lugar.
Passe a agulha pelos dois furos várias vezes, até sentir que o botão ficou firme.
A linha deve formar uma barrinha, como no desenho. Obs: procure furar sempre nos mesmos pontos, para que a costura fique limpa no lado avesso.
Cuidando para não rasgar o tecido caso seja um pano muito fino. Outra dica – se o tecido onde está costurando o botão for um pouco mais grosso, não costure o botão muito rente ao pano.

Deixe alguma folga entre o botão e o pano para que seja fácil de abotoar. Faça então, o mesmo com os furos horizontais.
Poderíamos ter começado por eles, tanto faz; o que não se deve fazer é dar alguns pontos na horizontal, depois n a vertical e passar para a horizontal de novo; isso dá uma aparência muito feia aos pontos.

O arremate da costura

Para arrematar a costura, faça atrás vários pontos (uns cinco, no mínimo) sobre o local do nó e corte rente à linha.

E aqui está o botão costurado

Outra forma de costurar botão de 4 furos

Outra maneira de pregar um botão de quatro furos: em vez de posicioná-los de modo a formarem uma cruz, as linhas podem ser costuradas de forma a ficarem linhas paralelas.
A forma de pregá-los é a mesma; fica a seu critério.
Para botões com apenas dois furos, ou do tipo que tem uma alça atrás, a maneira de fazer os pontos é a mesma, apenas com menos trabalho.
Geralmente os botões de dois furos são pregados com pontos horizontais, mas é uma questão de gosto.

Eis uma experiencia que nem todo mundo tem, mas que é necessária quando menos se espera.
Pregar um botão !

Video: Como pregar um botão á mão

Como pregar botões na maquina:

 Utilize o calcador de casear.
arte_costura_maq36
arte_costura_maq37
Rebaixe os dentes da máquina.
Coloque a sapata para pregar botões.
Coloque o botão a ser pregado entre a sapata e o tecido e abaixe o calcador.
Gire o volante com a mão e regule a largura do zig-zag de forma que a agulha entre nos dois furos do botão.
Dê aproximadamente uns 7 pontos.
Passe os dois fi os no avesso do tecido e prenda-os com um nó.

Pregando botões á máquina (Singer)

Pregar botões à máquina é um procedimento muito simples. Seguindo as instruções corretamente, os botões não soltam.
Coloque na máquina a sapatilha especial para pregar botões.
Isole os dentes da máquina, colocando a chapa isoladora.*
Posicione o seletor de largura do ponto em costura reta.
O seletor do comprimento deve ficar na posição 0.
Posicione o tecido e o botão sob o pé calcador e abaixe-o.
Mantenha a agulha posicionada do lado esquerdo e gire o volante da máquina com as mãos até que a agulha coincida com o furo do lado esquerdo do botão.
Faça alguns pontos, retire a agulha do furo do botão e selecione a largura do ziguezague.
Gire o volante para certificar-se que a agulha está alcançando o outro furo, sem bater no botão.
Faça mais alguns pontos em ziguezague.
Posicione novamente o seletor na costura reta e arremate, fazendo mais alguns pontos.
Para um botão de quatro furos, faça o mesmo procedimento em cada par de furos.
Eis um mistério simples de desvendar. Muitas vezes as coisas parecem mais complicadas de realizar do que são.

Como  pregar um botão à mão

Treinando Costurar Reto

 fonte:Singer

Vamos ver como ”casear” .

Como fazer “casas” em máquina de costura”

Caseador de 4 passos
  •  Marque no tecido o local onde as casas serão feitas e a distância entre elas.
  •  Coloque o tecido sob a sapatilha alinhando a primeira linha vermelha da sapatilha com a marca do tecido.
  • Este será o início do caseado de 4 passos.
  •  Gire o seletor do comprimento do ponto até o desenho do caseador marcado com o número 1.
  •  Selecione a largura desejada do ziguezague.
  •  Abaixe o pé-calcador.
  •  Costure. A máquina fará um ziguezague reverso.
  • Pare a costura quando o ponto alcançar a marca do tecido.
    Este é o primeiro passo do caseado de 4 passos.
  •  Levante a agulha e gire o seletor do caseado para a posição 2 para fazer o segundo passo.
  • Repita isso para a posição 3 e 4 até que os quatro lados da casa estejam feitos.
  •  Abra a casa.
Caseador de 1 passo 

  •  Selecione o ícone do caseado.
  • Coloque o botão que vai usar no compartimento limitador da sapatilha.
    Ele determinará o comprimento da casa.
  •  Monte a sapatilha na máquina, como explicado no manual do produto.
  •  Abaixe totalmente a alavanca do caseador e empurre-a suavemente para trás.
  •  Faça uma casa no tecido que você irá usar. Use este retalho para balancear o caseado.
    Costure.
  •  A casa será feita na seqüência de 1 a 4 automaticamente, terminando do lado esquerdo.
  •  Abra a casa.
 Antes de iniciar o caseado, coloque a sapata de casear.
arte_costura_maq41

arte_costura_maq42
Depois de terminado, corte cuidadosamente a abertura da casa utilizando o abridor de casas.

Video: Como casear na máquina de costura Singer

Costura… como fazer?

Como costurar uma bainha

Escrito por 

Fazer bainhas é um conhecimento indispensável mesmo para quem não tem afinidade com a costura. 
Calças compradas em lojas, por exemplo, quase sempre são compridas demais e precisam ser encurtadas.
Ou é a saia do seu vestido preferido que você precisa encurtar ou encompridar, se quiser que ele continue na moda. 
Embora bainhas feitas à máquina sejam bem mais rápidas de se fazer, elas ficam visíveis, e, dependendo do tipo de roupa e tecido, nem sempre isso é desejável. Por isso, vamos dar algumas dicas básicas sobre como fazer este acabamento sem que ele comprometa o visual da sua roupa.

Costura de uma bainha de calça comprida

Vire a calça do avesso, estenda-a sobre uma mesa e junte as duas pernas. Achate as pernas com as mãos e procure fazer com que as costuras de ambas se encostem. Prenda com alfinetes, bem acima das bainhas originais (ou da borda do tecido, se as pernas foram cortadas), de modo que os alfinetes não atrapalhem depois.
Estas medidas também são úteis se você quiser cortar as pernas de uma calça para fazer uma bermuda, pois elas ficarão do mesmo comprimento. Dobre uma bainha na largura desejada e marque com os dedos.
Faça o mesmo na outra perna da calça, certificando-se que elas fiquem do mesmo tamanho e altura. Prenda-as com alfinetes.

Tamanho ideal de bainha para calça comprida

Experimente a calça para ver se a bainha está na altura certa, antes de costurar. Na calça social e nos jeans com pernas mais largas, a barra deve cobrir ligeiramente a parte mais alta do calçado, na frente.
Se a calça estiver curta ou comprida demais, remova os alfinetes das bainhas e junte novamente as pernas para fazer os ajustes. Com estas dicas, você pode costurar a bainha da calça sem que ela fique torta ou as pernas com tamanhos diferentes.

Como costurar uma bainha invisível!

Aprenda como fazer tipos de bainhas que são discretos e praticamente invisíveis!

Tipos de ponto para bainhas:

PONTO ALINHAVO

Como diz o nome, serve para alinhavar a bainha no lugar, no caso de você querer costurá-la à máquina.
Leve a agulha na horizontal, prendendo diretamente o tecido à bainha com movimentos para cima e para baixo.

PONTO CHULEADO

Este ponto é perfeito para tecidos mais grossos que não desfiem – por exemplos, calças jeans que já vem com a bainha da loja.
Com a ponta da agulha, pegue dois ou três fios (ou mesmo um, no caso do brim) e faça o ponto na diagonal.

PONTO CRUZADO

A versão manual do ponto ziguezague, indispensável em tecidos que desfiem com facilidade.
Em vez de atravessar a agulha na diagonal, fazendo com que o ponto fique uma vez para fora e outra para dentro da bainha, o ponto cruzado fica todo sobre esta.
Pegue com a agulha uma pequena porção do tecido da bainha; depois, com a ponta da agulha, pegue três fios do tecido e faça novo ponto sobre a bainha.

PONTO INVISÍVEL

É o jeito de fazer bainhas em tecidos muito finos como microfibra, se você não quiser pespontar à máquina, mas mesmo assim às vezes pode marcar um pouco.
O ponto invisível é semelhante ao chuleado, só que mais junto.
Faça o ponto bem junto à bainha, e pegue apenas um fio do tecido de cada vez.

Dica para uma bainha de emergência

Dica final:
se você tem que sair com a roupa que precisa de bainha, e não tem tempo para costurar… uns pingos de cola de tecido também resolvem.
Exceto em tecidos muito finos e delicados.
Sucesso no trabalho e até a próxima!

Há uma grande diferença entre o que as pessoas falam e aquilo que elas realmente fazem. Sou  uma otimista incorrigível.  E a frase que melhor me define é o que meu esposo sempre diz de mim: "Para você tudo é fácil enquanto para  os outros tudo é difícil."
É isso...O impossível é apenas uma questão de opinião.#Ficaadica

8 comentários

Write comentários
Marcia
AUTHOR
12:19:00 AM delete

Elis filha amada de Deus, amei seu blog muito bom, voltarei mais vezes, tem inúmeras postagens que me interessam, tenha um abençoado final de semana.
http://luzartes.blogspot.com.br/

Reply
avatar
Vera D
AUTHOR
12:48:00 AM delete

Gostei demais!!! Um blog com explicações muito claras e bem escrito. Agradeço por compartilhar seu conhecimento - o que não é comum entre as artesãs brasileiras, infelizmente...mas, estamos mudando isso!
PARABÉNS!!!

Reply
avatar
9:02:00 PM delete

Oi, quanta informacao boa hein. Você pode me ajudar com mais uma? Eu gostaria de saber se há alguma maquina melhor para costurar seda e linho, ou qualquer maquina costura seda e linho? Muito obrigada.

Reply
avatar
Elis Caleone
AUTHOR
9:10:00 PM delete

Oi Letícia, qualquer máquina, costura seda e linha. Só que utilize agulha ponta bolanº 9 e utilize papel de seda, ai o pano não escorrega.espero ter ajudado. ;)

Reply
avatar
5:49:00 PM delete

Adorei suas dicas.
Eu gostaria de começar a costurar qual maquina você me indica?

Obrigada

Reply
avatar
5:50:00 PM delete

Adorei suas dicas.
Eu gostaria de começar a costurar qual maquina você me indica?

Obrigada

Reply
avatar
MDF
AUTHOR
12:01:00 AM delete

Oii
lindoo o seu cantinhoo
estou fabricando peças em MDF
quando puder faça me uma visita
Meu contato!@#$%

www.lucrearte.com/atacado
MDF
Porta Joias
Caixas
Porta Retrato
Lembrancinhas
Porta Maquiagem
Maquina de Flocar

Reply
avatar
3:24:00 PM delete

Gostaria de pedir desculpas por estar invadindo esse espaço. Mas gostaria de indicar um site, o www.jzmagazine.com.br. Não é um site de coisas chiques, ou carissimas, mas apenas um site para quem pensa em iniciar um negócio, ou que já tem um negócio. São mercadorias boas e baratas. Ou para quem pensa em presentar alguém sem gastar muito.

NÃO TEM VALOR MINIMO PARA COMPRA, O CLIENTE COMPRA O VALOR QUE QUISER”.

J.Z. Magazine
www.jzmagazine.com.br
(19) 3272 8464
Campinas-SP

Reply
avatar