Acabamentos essenciais para sua roupa_ Como deixar sua roupa linda.

abril 21, 2013 2 Comments A+ a-

Amigas, vamos caprichar no acabamento?É ele que vai deixar suas peças bonitas. Preparei aqui algumas dicas, que aprendi  costurando.


Na alta costura, a obsessão pelo acabamento perfeito é condição de sobrevivência no mercado. Roupas da Casa Chanel são usadas por décadas. Balanciaga, até seu falecimento, pegava agulha e linha todos os dias e treinava a feitura dos seus pontos. Com isso mostrava às suas costureiras como a perseguição pelo acabamento perfeito deveria ser. Outro obsessivo pelo mesmo tema foi Walt Disney, que chegou a falir sua empresa por várias vezes, tal era sua preocupação com a qualidade final de seus filmes. O tempo passou, suas obras, definitivas, abriram caminho para centenas de outras e mostram à moçada do mundo digital quanto foram importantes os cuidados que tinha com os detalhes mecânicos e óticos na feitura dos seus filmes.Hã? Ah!Estávamos falando de costura, rs. Então vamos lá, leia e se quiser, imprima ou copie:




Dica n° 1
Seja organizada, tenha um lugar para  cada coisa.
Não tenha medo de arriscar, Não tenha medo de costurar, mas não tenha pressa de terminar, uma peça de cada vez.

Dica n° 2
Corte todas as linhas que sobram.

Dica n° 3
Tente fazer a linha mais reta possível.

Dica n° 4
Escolha tecidos de qualidade. Suas peças durarão mais e você vai se sentir bem.Não precisa ser caros , existem tecidos baratos como microfibra, elastano, oxford, cetim com strech, lãzinha, lurex, jérsey, malhas, brim, etc, porém de qualidade.

Dica n° 5

Pesquise nas roupas prontas, que tipo de uso foi usado. Isso fará com que sua peça fique parecido com a que você vai fazer.

Dica nº 6

Não use estampas muito grande nas roupas,


Dica n° 6
Diversifique o básico. Use & abuse de bordados, apliques, vivos, rendas, ilhós, cordões, fita de cetim, botões,fivelas,  enfim ; esse cuidado, fará com que você confeccione peças exclusivas, que só você tem.

Dica n° 7 Coloque barrados de cor diferente nas saias, misture tecidos,  cores, etc.Fica um charme!

Dica n° 8

Use sua criatividade, mas tenha cuidado de não sobrecarregar as peças. Antes de pregar faça um teste colocando em cima da peça e visualize, peça opinião de alguém de sua casa,  se não tiver certeza se vai ficar bem.

Dica n° 10
Alinhave antes de costurar, dá mais certo do que alfinetar.
Essa dica eu demorei para aprender, o resultado é sempre melhoooooooor.
Não tenha preguiça e nem pressa, faça devagar as suas roupas.

Dica n°11
O molde é a etapa mais importante da costura. Planeje muuuuito antes de cortar o tecido. Corte pelo avesso do tecido.Você marca o local da costura com giz de alfaiate, seguindo o molde, e passa a agulha da máquina no local bem certinho.

Dica n° 12

Costurar exige mega paciência. Se não está bom descosture e refaça! Mesmo as costureiras mais experientes passam por isso diariamente.Não aceite algo mais ou menos, pensando : é pra mim mesmo....
Se é para você, faça o melhor!


Dica n° 13
Se a costura começar a sair torta demais, se você errar bobagens, se a paciência acabar... pare tudo, dê um tempo, faça outra coisa, tome um café, depois retorne a costura aí dá certo.



Dica n° 14

Na hora de cortar as peças de tecido que você vai costurar, siga o molde precisa e milimetricamente. Peças
mal cortadas dão trabalho dobrado na hora de costurar – as mangas não vão encaixar, vai faltar um pedaço de forro – e o resultado é você maluca. Para conseguir cortar bem, invista em boas tesouras.Uma tesoura grande, pesada, para tecido. Outra pequena, de ponta afiada para cortar detalhes. Tesoura de tecido é só pra tecido. Não use para cortar outra papel.

Dica n° 15  Tenha um desmanchador de costura (aka caseador) sempre ao lado na máquina. 
 Passe as costuras à ferro exatamente quando as instruções indicarem. 
Tenha sempre à mão o kit básico de costura:





• PAPEL CRAFT (PARDO) PARA MOLDES 4MT

• LÁPIS 6B / BORRACHA

• CADERNO PARA ANOTAÇÕES

• AGULHA DE MÃO Nº 09

• AGULHA PARA MÁQUINA Nº 11 / 14

• FITA MÉTRICA

• RÉGUA DE ALFAIATE

• GIZ DE ALFAIATE

• ALFINETES

• BOBINAS PARA MÁQUINA (PLÁSTICA CAIXA BAIXA)

• TESOURA PARA PAPEL / TESOURA PARA TECIDO

• CARRETILHA PARA TRAÇAR MOLDES

• ZÍPER 30 cm (normal)

•LINHAS ,BOÕES, VIÉS, RENDA,ETC

FITA MÉTRICA  

GIZ DE ALFAIATE


PAPEL CARBONO DE COSTURA

ALFINETES

• RETALHOS PARA TREINAMENTO NA MÁQUINA

• ABRE PONTO (DESMANCHADOR)

• AGULHA DUPLA




Dedal

A versão que tem corpo de plástico e ponta de metal protege o dedo e, ao mesmo tempo, proporciona conforto.

Tesoura

Separe uma grande apenas para tecidos e outra para papel. a de ponta fina faz acabamentos que exigem precisão.

Guia magnético

Quando colocado próximo à agulha da máquina reta, este tipo de ímã ajuda a fazer bainhas com exatidão.

By Elis Caleone










Há uma grande diferença entre o que as pessoas falam e aquilo que elas realmente fazem. Sou  uma otimista incorrigível.  E a frase que melhor me define é o que meu esposo sempre diz de mim: "Para você tudo é fácil enquanto para  os outros tudo é difícil."
É isso...O impossível é apenas uma questão de opinião.#Ficaadica

2 comentários

Write comentários
Kelly Andrade
AUTHOR
1:37:00 PM delete

Olha, não posso deixar de agradecer as dicas, as vezes penso que tudo que li só acontecia comigo, mas vejo que faz parte da vida de quem mexe com costura. Ainda tô no inicio, tenho me metido com artesanato em geral, mas iniciei na costura, o tempo não é tanto, mas passar por aqui me deu uma esperança maior para cumprir minha tarefa na costura. Valeu, adorei seu Blog.
Bjux

Reply
avatar
Elis Caleone
AUTHOR
2:33:00 PM delete

Não desanime, insista, persista e nunca desista, rs. Você vai conseguir. Já que está no início, comece pelo básico: Saias retas sem recortes, regatas, blusas simples, túnicas, calças de elástico, etc...
E faça umas 10 peças de cada uma, mudando a cor , o tecido, mas faça, você adquirirá segurança para fazer outras mais difíceis, pois perderá o medo de costurar, bjs.

Reply
avatar

Dê nos sua opinião