Como pregar lastex?

março 10, 2012 2 Comments A+ a-

Bem, alguns dizem "lastex" e outros falam "elastex", e como imagino que a palavra seja derivada de elástico (o que tem elasticidade) eu prefiro dizer elastex. (Será que estou certa?!)

(Foto/Reprodução: www.dana-made-it.com/)
(Foto/Reprodução: www.dana-made-it.com/)
Como fazer:

  • Enrole o fio manualmente, esticando levemente o elastex até que a bobina fique quase cheia, ou faça isso na máquina de costura, como ensina AQUI
  • Ao colocar a bobina na máquina, solte a tensão do ponto para que o fio passe livremente. 
  • Coloque a linha da mesma cor do tecido na máquina, passando pelo mesmo processo de sempre, até a agulha. 
  • Regule o ponto para comprimento 4mm. e teste num retalho do tecido que será utilizado.
  • Costure pelo lado direito em linhas retas, que podem ser marcadas previamente. 
  • Não use retrocesso no início e nem no final da costura, deixando todas com uma sobra. 
  • Faça ajustes se necessário, para deixar todo o franzido na largura desejada, puxando o fio do elastex.
  • Puxe a linha para o avesso e faça nós nas pontas do elastex e dê alguns pontos de costura para prender.
  • Termine a roupa normalmente, conforme o modelo.
(Foto/Reprodução: http://www.dana-made-it.com/)

Esta echarpe com elastex é bem charmosa e muito simples de fazer: Numa tira de tecido com pelo menos o dobro do comprimento final desejado, faça uma bainha estreita nas bordas e passe duas carreiras de elastex no centro. Também pode apenas franzir de forma habitual com linha de costura e prender um viés no avesso, para fixar o franzido. O efeito na echarpe é semelhante ao de "lastex ou elastex", porém não vai ficar esticando.

(Nas costas de alguns vestidos é comum usar fileiras de elástico para substituir o elastex.)

"O "elastex" ou "lastex" permite realizar um franzido decorativo que deixa a roupa ajustada ao corpo, porém com elasticidade suficiente para permitir liberdade de movimentos."

(Fotos: reprodução)

http://alinhavosdemoda.blogspot.com 

Há uma grande diferença entre o que as pessoas falam e aquilo que elas realmente fazem. Sou  uma otimista incorrigível.  E a frase que melhor me define é o que meu esposo sempre diz de mim: "Para você tudo é fácil enquanto para  os outros tudo é difícil."
É isso...O impossível é apenas uma questão de opinião.#Ficaadica

2 comentários

Write comentários
ro
AUTHOR
10:31:00 PM delete

Olá Elis, pedi para uma costureira fazer esta blusa para mim, mas ficou totalmente diferente. Sabe me dizer como fazer para o elastex ficar masi solto como nesta blusa, por favor.
Obrigada, Rosilda.
Este é meu e-mail e o endereço abaixo é da imagem da blusa desejada.
rosildaponce@gmail.com
https://www.cantao.com.br/Produto/19337/884/223?nm=SHORT+SARJA+RESINADO+BAINHA+ITALIANA+Black+Friday+at%C3%A9+100/mm/foto/1535x2126/e_509918_EF_083.JPG/mm/foto/1535x2126/e_509918_EF_083.JPG/mm/foto/1535x2126/e_509918_EF_083.JPG

Reply
avatar
Elis Caleone
AUTHOR
11:59:00 PM delete

OLÁ ROSILDA Emoji
EXISTEM DUAS FORMAS: A BLUSA TEM QUE SER CORTADA UM POUCO MAIOR PARA DAR AQUELE CAIMENTO, POIS TEM QUE TER O ESPAÇO PARA FRANZIR.

MÉTODO 1
EXISTEM BLUSAS QUE ANTES DE PASSAR O LASTEX, , DÁ UMA LEVE FRANZIDA COM LINHA.([COLOCA-SE O SELETOR NO 4, MARCA ONDE VAI PASSAR O LASTEX DEPOIS, E ANTES DE PASSAR O LASTEX, PASSAS -SE AS LINHAS, PUXA SÓ UM POCO DANDO UM LEVE FRANZIDO (EMBEBIMENTO)]. FEITO ISSO, VOLTA O SELETOR PARA O 3, DEPOIS FAZ O TRABALHO COM LASTEX, EM CIMA DESSAS COSTURAS.. DEPOIS DE PREGADO O LASTEX, VOCÊ TIRA AQUELAS LINHAS QUE FORAM FEITAS QUANDO O SELETOR ESTAVA NO 4.

MÉTODO 2
Basta encher a bobina da máquina com o lastex bem esticado. e, só isso!
Assim ó: vá puxando o lastex do retrós e enchendo a bobina manualmente até ela ficar quase que totalmente cheia. Ajuste a máquina de costura para fazer ponto reto, de médio a largo. Ajuste também a tensão do ponto – antes de costurar faça um teste num retalhinho sempre.

Faça uns pontinhos de retrocesso e vá esticando o tecido na hora de costurar em linha reta. O tecido vai franzir sozinho, como num passe da mágica, graças ao lastex que está na bobina.
comum costurar várias tiras de lastex paralelas no tecido para obter áreas franzidas e elásticas. Neste caso faça várias linhas paralelas até conseguir produzir o franzido total desejado.

Reply
avatar